Como um líder deve dar feedback aos funcionários

 




Ao se tornar líder de uma empresa, uma de suas prioridades deve ser dar feedbacks aos seus colaboradores sobre o seu desempenho. A prática do retorno aos funcionários visa a evolução dos colaboradores dentro da organização da empresa.

Os feedbacks podem ser tanto positivos quanto negativos, mas alguns cuidados devem ser tomados na hora da conversa. O intuito é orientar e não prejudicar o colaborador. Além disso, o feedback negativo não pode ser algo que desmotive o funcionário, muito pelo contrário, deve ser um feedback que faça a diferença para que os resultados sejam mais promissores.

Doutora em neurociência, Erica Belon revela que existem algumas orientações e cuidados que os líderes devem cuidar na hora de ter essa conversa com seus colaboradores. “Muitos líderes acham que apontar o erro do funcionário é o jeito mais certo de se dar um feedback, porém não é. Além de ficar um clima desconfortável entre o líder e o colaborador, o empregador não sabe qual será a reação do funcionário. Vejo muitos empresários perdidos nesse ponto, acham que o feedback é uma coisa quando na verdade tem um significado bem diferente”, explica.

Erica Belon (Foto: divulgação)
Erica Belon (Foto: divulgação)

“O feedback é a oportunidade de engajar o colaborador. Tem que ser uma conversa em que os funcionários saiam motivados a fazerem as obrigações cada vez melhores e mais promissoras. Por isso, é importante que o empresário e o colaborador tenham a oportunidade de alinhar a rota”, orienta Belon.

“O empresário tem que dar oportunidade do colaborador se desenvolver dentro do ambiente profissional. Enquanto o funcionário tem que estar disposto a adquirir mais experiência no ramo profissional. Quando se há essa oportunidade dentro do ambiente de trabalho, o líder se torna uma referência para os colaboradores. Assim, o líder demonstra não só preocupação nos resultados da empresa, mas no desenvolvimento de seus funcionários”, complementa.

Segundo Erica, a conversa deve sempre ser finalizada com pontos positivos e avaliações corretas. Os líderes devem ter a capacidade de olhar além de resultados e situações atuais para motivar os seus colaboradores. Por isso existe essa importância do gestor mostrar que aprecia o trabalho daquele funcionário, motivando-o a dar o melhor no futuro.

Postar um comentário

0 Comentários