Estreia na Bolsa de Valores ocorreu nesta quinta-feira;
Trata-se do maior IPO já realizado na Europa em termos de capitalização de mercado de cerca de 78 bilhões de euros;
Para celebrar a estreia notável, Porsche levou alguns exemplares dos seus modelos para a porta do prédio histórico da Bolsa de Frankfurt.
A Porsche, fabricante de veículos esportivos de luxo do grupo Volkswagen, estreou na Bolsa de Valores nesta quinta-feira com o maior IPO (lançamento inicial de ações, na sigla em inglês) da Europa desde 2011.
De acordo com o site de imprensa da montadora alemã, com a cotação inicial de hoje, "a Porsche é o maior IPO já realizado na Europa em termos de capitalização de mercado de cerca de 78 bilhões de euros (aproximadamente R$ 410 bilhões), conforme o valor calculado do preço de oferta das ações preferenciais e o valor correspondente das ações ordinárias".
"Nosso objetivo é inspirar clientes e fãs em todo o mundo - com produtos de sucesso e desempenho financeiro atraente. Queremos compartilhar essa paixão com os investidores e estamos entusiasmados em receber aqueles que se tornaram parte de nossa família Porsche exclusiva dessa maneira", afirmou Lutz Meschke, Vice-Presidente do Conselho Executivo e Membro do Conselho Executivo de Finanças e TI da Porsche AG.
Para celebrar a estreia notável, a Porsche levou alguns exemplares dos seus modelos para a porta do prédio histórico da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha.
O que é o IPO?
IPO é um acrônimo para Initial Public Offering que, em português, é Oferta Pública Inicial. Mas o que isso quer dizer na prática? Quando uma empresa é lançada na Bolsa de Valores para abrir seu capital e passar a vender ações, a primeira oferta que ela faz é a Oferta Pública Inicial – por isso o nome.
Para poder começar a vender ações é preciso, antes de tudo, estabelecer o valor de mercado de uma companhia. Tendo o valor do montante em mãos, é possível determinar outros itens como os valores unitários das ações (também chamadas pelo mercado de “papéis”).
Geralmente, como é uma oferta inicial, a compra é feita por um valor bastante interessante e os acionistas iniciais tem a vantagem de pagar menos e obter lucro com a posterior venda dos papéis. Vale lembrar também que, por ser pública, qualquer pessoa pode realizar a compra – basta ter o valor solicitado.
fonte: Yahoo Noticias
0 Comentários